Soluções HeptaMenu HeptaPágina de buscaPágina inicialhomeConteúdo principal

Hepta

Entre em contato

Compartilhe via:

  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter

Relacionados:

Ebook

LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados

LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados

Neri Accioly

27 abril 2021

12 março 2024

2 minutos de leitura

Entenda a nova legislação e seus reflexos na governança e compliance

Em vigor desde setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD não trata de um tema totalmente novo, mas traz um aperfeiçoamento significativo em conceitos e regras relacionadas à privacidade do cidadão e proteção dos seus dados pessoais.

“A nova lei impacta, principalmente, em relação ao fortalecimento de princípios com transparência e segurança no contexto das organizações”, explica Eva Marinello, analista de governança na Hepta Tecnologia e autora de um ebook que busca apresentar os principais pontos da nova legislação para a Governança Corporativa e Compliance.

Organizado em duas áreas temáticas – Sobre a LGPD e Governança e Compliance – a publicação eletrônica reúne em pouco mais de 20 páginas os principais conceitos e boas práticas para a adequação e conformidade com a legislação de proteção de dados. “É importante que as empresas avaliem suas políticas e seus processos para identificar possíveis fragilidades e realizar os devidos ajustes para estar em conformidade com as novas regras”, completa Eva.

E as responsabilidades da TI?

A área de Tecnologia da Informação tem um papel fundamental no contexto da LGPD, mas é importante que gestores e suas equipes estejam preparados para participar ativamente da implementação de novos processos, adequação de rotinas e uso de tecnologias necessárias para atender às demandas que a nova lei exige.

De maneira geral, a TI deve auxiliar na adoção de ferramentas e padrões para adequar a infraestrutura tecnológica conforme as necessidades que estão surgindo. E nesse ponto é fundamental falar sobre Segurança da Informação, tema de extrema relevância no contexto da nova lei. “Pode-se dizer que as empresas que já adotam práticas, modelos, normas ou padrões que atendam os requisitos de segurança da informação já tem meio caminho andado”, afirma Eva Marinello.

Política de Privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para te oferecer uma experiência melhor. Ao continuar usando esse site, você está ciente e de acordo com nossa e os termos de uso nela contidos.